quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

ZigueZagues na Política


A política nada tem de inocente e é imprópria para ingénuos. Eis a principal ideia deste livro, que traz à superfície as constantes mudanças de opinião dos principais políticos portugueses, desde o 25 de Abril até hoje, em função dos objetivos do momento ou dos jogos palacianos. 

Marcelo Rebelo de Sousa - que já defendeu o recato do cargo presidencial - ou António Guterres - cujo sótão era mítico pelas conspirações que lá ocorriam - são exemplos que não podemos ignorar. Mas dos políticos que nasceram para o ofício - como Mário Soares ou Paulo Portas - aos que tiveram de aprender - como Ramalho Eanes ou Aníbal Cavaco Silva -, quase todos deram os seus ziguezagues.

Venha descobrir também os de Álvaro Cunhal, António Costa, Pacheco Pereira, Durão Barroso, Zita Seabra, Catarina Martins, José Sócrates ou Francisco Louçã. No fundo, mais do que recuperar afirmações que soarão bizarras quando lidas à distância, esta é uma forma de escrever a História de Portugal neste quase meio século de democracia.

Sem comentários:

Enviar um comentário