quinta-feira, 30 de maio de 2019

MemoryBook: Low Cost - O fim da classe média



A classe média está prestes a sair de cena depois de ter sido ao longo de mais de dois séculos a base da sociedade ocidental. Desaparecidas as razões económicas, políticas e sociais que a tinham feito emergir, esta classe já não se consegue adaptar às transformações impostas pela globalização. O bastão do comando passa dos produtores para os consumidores.

No seio da sociedade toma forma uma classe indistinta, a classe das massas, que quer sobretudo consumir mais. É uma revolução insidiosa para a política, mas não deixa de ter conteúdos democráticos. Nas suas bandeiras estão impressas as marcas Ryanair, Ikea, Wal-Mart, Skype, Zara, Google. É a revolução low cost produzida por um capitalismo capaz de normalizar tudo e mais alguma coisa, mas também de personalizar a sua oferta, condenando ao declínio a dispendiosa sociedade do welfare do pós-guerra europeu e desenhando um futuro low cost, mesmo para os serviços públicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário