sábado, 17 de junho de 2023

"A morte não é mais forte do que eu..."


 

O Dr. Sousa Tomás de Sousa Martins (7 de março de 1843 - Vila Franca de Xira / Alhandra - 18 de agosto de 1897) foi um exímio cirurgião, professor catedrático de medicina, alto especialista em farmácia, brilhante orador, bibliotecário sempre bem humorado, dotado de uma elavada inteligência.

Foi um praticante incansável da caridade. Deu muitas consultas médicas gratuitas em Alhandra, sua terra-natal, e Vila Franca de Xira, aos pobres. Para os ajudar, na quase plenitude, ainda lhes dava dinheiro para comprarem os medicamentos na farmácia

O Dr. Sousa Martins suicidou-se com uma injeção de morfina. Já não aguentava as terríveis dores da tuberculose que dizimou milhões de pessoa de tenra idade no mundo inteiro.

Ninguém merece morrer e muito menos tão cedo e a fazer o bem. O Dr. Sousa Martins tinha apenas 54 anos e muitíssimo para ainda dar a quem mais precisava

Por isso, o venero e continuarei a idolaterar e a honrar aqui, e em muitos lugares, este que também é  o meu Santo laico. O Santo do povo.

A morte não é mais forte do que eu e um médico ameaçado de morte por duas doenças, ambas fatais. Deve eliminar-se por si mesmo. (Sousa Martins)


Sem comentários:

Enviar um comentário