quarta-feira, 21 de junho de 2023

MORTE: Vitrais da Catedral de Notre-Dame de Rouen e a Lenda de São Julião O Hospitaleiro

O romancista francês Gustave Flaubert, precursor de Eça de Queirós, imortalizou São Julião O Hospitaleiro, a cidade de Rouen e a sua catedral, situadas na Normandie, em França. 

Flaubert escreveu La Légende de Saint-Julien L' Hospitalier, uma das suas mais importantes obras. O conto foi todo ele baseado nuns vitrais que existem na Catedral de Notre-Dame de Rouen, uma das mais famosas do mundo, toda ela em estilo gótico.

Eu e o António Rodrigues, como já aqui foi publicado um artigo, escrevemos um ensaio em francês sobre esse livro de Gustave Flaubert.

Trantando-se de um estudo analítico e intrínseco sobre a obra, nada foi referido sobre os vitrais, cuja sequência retrata toda a narrativa até ao seu desfecho, isto é,  o momento em que o jovem Julião mata o pai e a mãe à punhalada. E depois torna-se Santo? Sim! Porquê? Terão de ler o conto. Existe tradução para português!.. 

Mais vale tarde do que nunca a explicação dos vitrais da Catedral Notre-Dame de Rouen. Aqui fica, em primeira mão, para os leitores da Revista Livros & Leituras. 

By Mário Gonçalves 

Sem comentários:

Enviar um comentário