segunda-feira, 13 de maio de 2024

João Luís Barreto Guimarães ganha prémio literário


DR

João Luís Barreto Guimarães acaba de ser anunciado como o vencedor da 11.ª edição do Prémio Literário Glória de Sant’Anna, com o livro Aberto Todos os Dias, distinguido pela organização como «uma reflexão poética íntima sobre situações quotidianas geradoras de ansiedade».

O júri, composto pelo crítico literário galego Xosé M. Eyré, pela escritora e tradutora italiana Anna Fresu, pela poeta e ourives portuguesa Andrea Paes, pelo escritor e professor moçambicano Álvaro Carmo Vaz e por Jacinto Guimarães, do Grupo de Ação Cultural de Válega, elogia os seus versos, reveladores de «uma ironia, quase sátira, mesclada de tristeza por certos aspetos da atual evolução tecnológica acelerada que, mais do que ser oferecida, é imposta por uma certa desumanização da Humanidade».

Escolhido entre 51 obras candidatas, de autores de Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Espanha e Moçambique, o vencedor recebe um prémio de 3000 euros. 

A cerimónia de entrega do prémio está agendada para 1 de junho, às 15h00, no Museu Escolar Oliveira Lopes, na vila de Válega, concelho de Ovar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário