A Livros do Brasil publica Noite sem Lua, de John Steinbeck. Um símbolo de coragem e de patriotismo, uma ode à liberdade.
Inspirado pela resistência norueguesa à ocupação nazi durante a Segunda Guerra Mundial, Noite sem Lua foi publicado em 1942 e circulou, muitas vezes clandestinamente, pelos vários países europeus.
Embora o texto nunca nomeie a força de ocupação como alemã, as referências ao «Líder» e às memórias de um conflito na Bélgica e em França vinte anos antes sugerem-no claramente.
Escrita com o propósito de inspirar movimentos de resistência nos países ocupados, por esta obra John Steinbeck viria a ser condecorado com a Cruz da Liberdade pelo Rei Haakon VII da Noruega.
Ainda assim, sobretudo no EUA, o autor foi criticado por algumas fações por humanizar demasiado o povo ocupante. Adaptada a peça de teatro e a filme, esta narrativa deve o seu título a um diálogo de Macbeth, de William Shakespeare. Esgotada em Portugal há vários anos, tem agora na coleção Dois Mundos uma nova tradução, de José Lima.
O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 5 setembro.
Sem comentários:
Enviar um comentário