O muito aguardado novo romance de Mathias Enard, um dos mais reputados escritores franceses da atualidade, observa como a guerra mexe com os aspectos mais íntimos das nossas vidas.
Desertar alterna a história de um soldado desconhecido – que, à margem de um campo de batalha indeterminado, tenta fugir da sua própria violência – com a de um genial matemático da Alemanha Oriental, tragicamente desaparecido, desde a ascensão do nazismo até ao colapso dos Estados comunistas.
Duas narrativas que estabelecem um diálogo entre si através de diferentes guerras, como se a Europa ainda não tivesse acabado de pagar o preço do seu imperialismo e das suas ideologias.
Mathias Enard desenvolve aqui uma economia do silêncio e da vibração, produzindo uma densidade romanesca inversamente proporcional ao número de palavras empregues.
Se partirmos do pressuposto de que a guerra é a História em marcha, ontem como hoje, Desertar arma-nos com imagens e conjeturas para decifrar as equações aleatórias que ela contém.
«Mathias Enard justapõe dois destinos aparentemente sem relação um com o outro. Como de costume, combina o estilo e a sabedoria, uma escrita virtuosa e o amor dos arquivos.»
Le Monde
«Um romance rico, complexo e hipnótico.»
Le Figaro Littéraire
«O talento, a inteligência e a originalidade que distinguem este romance são um reflexo genuíno do que pode ser a riqueza da literatura.»
France Inter
Sem comentários:
Enviar um comentário