O velho ditado “não julgue um livro pela capa” é uma bela metáfora sobre pessoas, porém não se aplica aos livros.
Pessoas não devem ter seu valor baseado em sua aparência.
Livros são um caso à parte, mas para desconstruir o ditado precisamos antes deixar claro o que é um livro e o que é capa de livro.
O livro é um produto
Leitores, desde os esporádicos aos mais vorazes, romantizam o livro. Todo o conhecimento reunido e as viagens que eles nos levam contribuem para esquecermos da fria realidade: o livro é um produto.
Qualquer produto à venda foi pensado e preparado para ser julgado. Com o livro não é diferente. Seu propósito é ser comprado, escolhido dentre várias opções, e vários elementos são usados para alcançar este fim.
Para a capa, um desses elementos, a tarefa de competir com outros produtos é secundária. Antes ela precisa passar pela prova decisiva de funcionar para o seu livro.
Capa de livro é como uma sinopse visual
A capa precisa estar condizente com a história e ser reconhecida pelo seu público. Caso contrário, mesmo que toda a estratégia de marketing esteja correta, é possível que o livro não venda ou que receba críticas por quem se sentiu enganado.
Um exemplo clássico é o abdome malhado típico dos livros eróticos. Ele está na capa por um motivo: deixar óbvio o tema do livro para ser adquirido por leitoras deste género. Ninguém nunca comprará um romance de banca desavisado e quem procura este enredo sabe como encontrar.
Claro que nem só de clichê é feita uma capa. Elementos-chave da história, como local e aparência dos protagonistas, surgem como diferenciais entre as obras. A maneira como toda esta informação é disposta pode ser o fator decisivo de uma compra.
Posso julgar a capa então?
Julgue capas a vontade, mas lembre que a capa não precisa agradar a todos. Se não for o seu estilo de leitura, não será seu estilo de capa. Pra quê perder tempo reclamando da capa de erótico se seu gênero de leitura é suspense?
Julgamos capas de livros tão naturalmente quanto julgamos restaurantes em uma praça de alimentação e pelo mesmo motivo: queremos um livro/comida para saciar a nossa fome naquele momento e todo o resto parece ruim.
Não gostar da capa de um livro é normal e não significa que ele não tenha valor. Apenas que não tem valor para você. Uma das coisas lindas sobre livros é que existe livro para todos os gostos e todos os momentos. Encontre o seu!
In Médium
Sem comentários:
Enviar um comentário