A Dom Quixote edita na próxima terça-feira, 9 de maio, “A Liberdade como Tradição”, do professor universitário João Carlos Espada, director e fundador do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, um olhar euro-atlântico sobre a cultura política de língua inglesa.
Através da descrição dos percursos e das ideias de 14 pensadores, procura clarificar o significado de «liberal», «conservador», «trabalhista», e faz uma defesa persuasiva da democracia liberal.
“Embora o tema central deste livro não seja a Aliança marítima entre Portugal e Inglaterra (que remonta a 1372/73, a mais antiga aliança do mundo, ainda em vigor), este pode ser um legítimo ponto de partida para ilustrar o seu propósito central: um olhar euro‑atlântico sobre a cultura política marítima de língua inglesa, em que a liberdade é entendida sobretudo como tradição e não como rutura”, escreve João Carlos Espada, no prefácio desta “viagem pessoal, perspicaz e esclarecedora de um europeu continental admirador da tradição de liberdade do mundo anglo‑americano”, considera Timothy Garton Ash, professor de Estudos Europeus, Universidade de Oxford, Inglaterra, e investigador sénior da Hoover Institution, Universidade de Stanford, EUA.
JOÃO CARLOS ESPADA é diretor e fundador (1996) do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, bem como da revista Nova Cidadania (1998).
Fundou a International Churchill Society of Portugal (2003), da qual é presidente, integrando também o International Board of Academic Advisers da instituição. Mantém uma crónica regular na imprensa desde 1985 (Jornal de Notícias, Expresso, Público), escrevendo no Observador desde 2016.
Doutorou-se em Estudos Políticos na Universidade de Oxford (1990‑1994), sob orientação de Lord Ralf Dahrendorf, tendo leccionado nas Universidades de Brown, Stanford e Georgetown, nos EUA, bem como no Colégio da Europa, em Varsóvia.
Foi consultor para assuntos políticos nos primeiros mandatos do Presidente Mário Soares (1986-1990) e do Presidente Aníbal Cavaco Silva (2006‑2011). Em 2018 foi distinguido com o título de Honorary Officer of the British Empire (OBE) pela Rainha Isabel II.
In Dom Quixote
Sem comentários:
Enviar um comentário