O livro “Assim Como Tu”, da autoria de Raquel Salgueiro, é ilustrado por Jorge Margarido, foi o vencedor da 8ª Edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, com edição da Dom Quixote.
Viemos a Castelo de Vide visitar Raquel Salgueiro e na excelente leitura e interpretação do Rui fizemos uma incursão ao mundo de descobertas de Antónia, a protagonista da obra, que acompanhámos na sua viagem de descobertas e autoconhecimento em família.
"Antónia ainda não sabe que é pessoa. Para já o que faz melhor é sonhar. Ah! As pessoas conseguem sonhar. Acho que foi em sonhos que a Antónia viu as cores pela primeira vez.
E as cores podem ser pessoas. A pessoa azul, a pessoa amarela ou a pessoa vermelha. Nos sonhos da Antónia as pessoas misturam-se e fazem uma paleta de pessoas. Há pessoas primárias e pessoas secundárias. Há pessoas frias e pessoas quentes.
Nos sonhos da Antónia também há luz. Mas quando o escuro invade os sonhos, a Antónia tem medo. E mesmo quando está acordada e não há luz, a Antónia tem medo do escuro. As pessoas têm medo. Ainda bem que tens a luz acesa...."
A autora, RAQUEL SALGUEIRO, nasceu em Lisboa, no ano de 1972. Depois dos 11 anos descobre os livros policiais e lê todos os que conseguiu ter. Desde essa idade que muitos livros se abrem aos seus olhos e sempre ávida, devora-os .
Em 2010, criou o projecto CABEÇUDOS. Desde então, é livreira, responsável pela programação cultural, motorista de itinerâncias e coautora do programa Fábrica de Histórias.
"Em 2017, mudou-se para aquela que é, na sua opinião, a vila mais bonita do país - Castelo de Vide -, onde o tempo se estende pelas pessoas.
Guarda na memória algumas frases de muitas conversas que escuta aqui e ali, e entusiasma-se a contar histórias. Acredita em fadas e bate palmas. Já plantou, pelo menos, cinco árvores e tem uma filha e um filho.
O livro “Assim Como Tu”, da autoria de Raquel Salgueiro, teve na ilustração Jorge Margarido.
Foi o vencedor da 8ª Edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, com edição da Dom Quixote.
Revista L&L / José João Canavilhas
Sem comentários:
Enviar um comentário