REVISTA LIVROS & LEITURAS

REVISTA LIVROS & LEITURAS, DESDE 2009, À DISTÂNCIA UM DEDO... WWW.REVISTALIVOSELEITURAS.COM...ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS TAMBÉM NO FACEBOOK, TIKTOK, YOUTUBE, X E NO INTAGRAM...

quarta-feira, 7 de junho de 2023

Brasil: com 56% de crianças analfabetas, escritor independente forma leitores

O Brasil enfrenta um grave problema de analfabetismo entre crianças do 2º ano do ensino fundamental, segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (31). 

O índice de crianças não alfabetizadas subiu para alarmantes 56,4% em 2021, contra 39,7% no ano anterior. Este cenário preocupante demonstra a importância do incentivo à leitura e ações que fomentem a literatura, em especial, de autores independentes capazes de atingir uma camada diferenciada da população.

Incentivar a leitura desde a infância é uma das diretrizes da lei nº 13.696, de 12 de julho de 2018. Essa mesma lei afirma ainda, em seu parágrafo 5, que fica estabelecido “o reconhecimento das cadeias criativa, produtiva, distributiva e mediadora do livro, da leitura, da escrita, da literatura e das bibliotecas como integrantes fundamentais e dinamizadoras da economia criativa”. Tais figuras da cadeia criativa, no entanto, afirmam que tal reconhecimento chega apenas na condição de editais e concursos, não de políticas públicas efetivas.

Para Eduardo Kaze, escritor independente que publica e comercializa o próprio catálogo, tanto artistas quanto o governo devem se mobilizar, cada um à sua maneira. “Acredito que da parte dos autores, é necessária uma readequação das publicações, como venho fazendo, com contos e obras divididas em capítulos publicados de forma impressa, que mesmo na era da internet é um diferencial importante para a conquista de novos leitores; da parte do governo, precisamos, nós artistas independentes, de ‘fôlego’, e isso significa investimento em políticas permanentes de incentivo a nossa arte, não apenas programas sazonais, como são os editais”, afirma Kaze.

In Catraca Livre

Sem comentários:

Enviar um comentário