Perto de Casa, de Michael Magee, romance inspirado na experiência do seu autor, conta-nos a história de um regresso a casa, e a história de uma cidade, Belfast. Sean, o protagonista de 22 anos, foi o primeiro da sua família a estudar na universidade, mas, agora que está de volta, regressa para onde e para o quê, em concreto? Estamos em 2013, e estes são os anos da «austeridade», palavra que uma geração em Portugal também conheceu.
O romance começa com uma agressão que alvoroça a vida de Sean, um crime e castigo que alteram o seu presente e futuro. Este ato violento e as consequências que acarreta são depois explorados com extraordinária subtileza e sensibilidade. Entre más decisões, a vida no limite e também as circunstâncias, as personagens deste romance procuram o seu rumo num território destinado a nunca mais presenciar os horrores dos Troubles — os conflitos na Irlanda do Norte — e a colher os proveitos da paz.
Apesar de esta promessa de abundância nunca se ter cumprido, Perto de Casa oferece-nos a todos uma esperança feroz na forma como examina quão longe podemos afastar-nos do nosso passado. Um romance de formação notável, que prenuncia uma carreira literária de grande fulgor.
Sem comentários:
Enviar um comentário