FERNANDO PESSOA foi internado no hospital de S. Luís dos Franceses, no Bairro Alto, em Lisboa, no dia 29 de novembro de 1935, e veio a falecer no dia seguinte, pelas 20 horas.
Segundo relatam os seus biógrafos - embora muita háainda por descobrir - FER NANDO PESSOA opôs-se ao internamento.
As suas últimas horas foram passadas praticamente sozinho no seu quarto do hospital, apenas na companhia da enfermeira, do médico e do capelão.
As suas últimas palavras foram “dê-me os óculos” e " Não sei o que amanhã me trará. Escreveu em inglês: "I know not what tomorrow will bring."
PESSOA nunca foi talhado para o seu, tempo, espaço e para a sociedade que o recebeu. Pedir os óculos foi resignar-se - teve mesmo de ser!
Alguns pessoanos defendem que o facto de FERNANDO PESSOA se ter oposto ao internamento, sabendo muito bem o seu estado grave de saúde, que quis apressar a morte, pois segundo o seu mapa astral teria de morrer no dia 30/11/1935.
O diagnóstico médico indicava “cólica hepática” associada a cirrose, muito provavelmente causada pelo consumo excessivo e prolongado de álcool, mas alguns estudos contestam esta ideia e defendem que a causa de morte poderá ter sido uma inflamação aguda no pâncreas.
Lado "piadolas" do autor deste texto
Fernando Pessoa já me confirmou que não morreu de cirrose: "Foi o pâncreas, Mário". E continuou: "C'est vrai, Mariô". Atenção, isto é verdade. Fui eu que assim o quis. Coloquei no seu copo de vinho uma prosopopeia. Até contou as voltas que deu com a Ofélia na...
Lado "seriolas" do autor do texto...
Sim. Bebia muito e tinha inflamação no Fígado, mas não morreu de cirrose. Mais tarde, os estudos apontaram como causa da morteuma inflamação aguda no pâncreas.
- E?
- E? O pâncreas não é o figado. O meu olho direito não é o esquerdo. Ok? No entanto, morreu de uma pancriatite.
- O que é isso?
- É uma inflamação aguda no pâncreas! Causada devido ao que? Devido ao álcool.
Ah!...
- Ah ou houve? Não há cirrose no pâncreas, assim como nunca houve garrafas de aguardente congelada em Casa de Fernando Pessoa por dois motivos.
Bebia antes?
Sim!
E o outro motivo?
- O álcool nunca congelou!
Terá feito questão de se despedir com duas frases: "
"Amanhã, não sei onde estarei"... "e dê-me os óculos"...
Imaginem que volvidos quase 70 anos, quem tiver problemas graves no pâncreas é bom que dê descanso à família e trate das suas próprias cerimónias fúnebres.
Sem comentários:
Enviar um comentário