Como tratar a insónia sem recorrer a fármacos.
O novo livro de André Ponte e Henrique Prata Ribeiro, “Dormir é Fácil” chega às livrarias no dia 10 setembro e tem um plano inovador para acabar com a insónia, sem a utilização de fármacos.
“Dormir à Fácil”, de André Ponte e Henrique Prata Ribeiro, médicos especialistas da área no sono, vem destruir mitos e preconceitos em torno do sono e apresenta um plano inovador para acabar de vez com a insónia, sem recurso à farmácia. Com prefácio de Daniel Sampaio, este livro que a LUA de PAPEL agora edita, tem uma abordagem completamente inovadora que pretende contribuir para a diminuição da prescrição de ansiolíticos.
Sobre o livro
“A insónia é uma doença de 24 horas. O seu impacto não se resume à dificuldade em adormecer ou manter o sono durante a noite. Tem implicações no dia seguinte, prejudicando o nosso raciocínio, humor, energia e qualidade de vida. (…) Não admira que exista uma procura crescente de medicamentos nesta área, com ou sem receita médica.
No entanto, a primeira linha de tratamento, consensualmente aceite por todas as guidelines, sociedades do sono ou especialistas, não é farmacológica e baseia-se em princípios da Terapia Cognitivo-Comportamental dirigida à insónia (TCC-i). Infelizmente, ter acesso a técnicos qualificados para o efeito é bastante mais difícil do que deveria ser. Continuamos a ter no nosso sistema público uma grande dificuldade de acesso à psicoterapia – ainda mais se falarmos de psicoterapia especializada.
Considerando que a insónia deve ser sempre tratada, o nosso objectivo com este livro é fazer com que as pessoas possam tratar a insónia na sua própria casa, sem que tenham de recorrer a fármacos numa primeira abordagem, com base nos conceitos mais atualizados.”
Sobre os autores
André Ponte nasceu na Terceira e cresceu em São Miguel, nos Açores. Estudou Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e formou-se em Psiquiatria no antigo Hospital Júlio de Matos.
Desde sempre teve interesse na área da Medicina do Sono, tornando--se Sonologista certificado pela European Sleep Research Society em 2023. Regressou aos Açores em 2020, onde desempenha a sua atividade clínica como psiquiatra no Hospital Divino Espírito Santo de Ponta Delgada e é responsável pela consulta de Insónia na CUF Açores.
Henrique Prata Ribeiro é um médico psiquiatra de Coimbra, onde tirou o curso e jogou rugby. Igualmente formado no Hospital Júlio de Matos, aí se tornou amigo de André Ponte, com quem colaborou em vários projetos, como o livro Urgências Psiquiátricas e um estudo acerca do impacto da COVID-19 na Saúde Mental.
Envolveu-se em diversas ações, com vista a garantir direitos e acesso a cuidados aos doentes portugueses, aliando a Psiquiatria à Saúde Pública.
É psiquiatra no Hospital Beatriz Ângelo, assistente convidado na Católica Medical School e coordenou a Estrutura para a Saúde Mental dos Açores.
Sem comentários:
Enviar um comentário