A Chiado Books traz até nós A Avaliação dos Alunos do Ensino Básico da autoria de Hélia Velez Grilo. O estudo concentra-se nas consequências que tiveram as decisões políticas tomadas entre 1992 e 2001.
O modelo avaliativo dos alunos do ensino básico está identificado como sendo o instrumento fundamental de concretização dos objetivos das reformas educativas contemporâneas. Nos países com políticas de mercado mais acentuadas, a avaliação dos alunos é fortemente seletiva e nos países que adotam políticas educativas com discursos mais democratizantes rejeita-se a seletividade escolar e a exclusão de alunos socioculturalmente desfavorecidos. Contudo, nestes últimos, os modelos avaliativos tendem a eliminar a retenção dos alunos, mas mantêm dois traços comuns às reformas neoliberais: a denegação de recursos financeiros e a estratégia da culpabilização dos professores.
O estudo que aqui se apresenta tem mais de 250 páginas e é dedicado a professores, alunos e a todos aqueles que se interessam por estas matérias. É um ponto de chegada, mas ao mesmo tempo um ponto de partida para muita reflexão.
Sem comentários:
Enviar um comentário