REVISTA LIVROS & LEITURAS

REVISTA LIVROS & LEITURAS, DESDE 2009, À DISTÂNCIA UM DEDO... WWW.REVISTALIVOSELEITURAS.COM...ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS TAMBÉM NO FACEBOOK, TIKTOK, YOUTUBE, X E NO INTAGRAM...

sábado, 25 de fevereiro de 2023

A Lenda de La Peregrina


Proveniente das águas do mar das Caraíbas, esta pérola em forma de pera, foi entregue no século XVI, a Filipe II, e desde então tornou-se uma das jóias principais da monarquia hispânica. 

A Peregrina foi oferecida por Filipe III de Espanha a Maria I de Inglaterra nas vésperas do casamento, e usada na famosa pintura de Hans Eworth ainda hoje exposta na National Portrait Gallery, em Londres. 

Após a Guerra da Independência Espanhola teve então início a segunda vida de La Peregrina. 

Já em 1808 o irmão mais velho de Napoleão Bonaparte, Joseph Bonaparte tornou-se Rei de Espanha, quando após cinco anos foi forçado a abandonar o Reino levando consigo a pérola.

Foi quando o actor norte-americano Richard Burton a ofereceu como presente de amor, em Dia de Namorados, a outra mulher mítica: a actriz Elizabeth Taylor. Em Dezembro de 2011 a pérola (integrada num colar de diamantes Cartier), foi vendida como parte integrante das jóias de Elizabeth Taylor em leilão na Christie’s em Nova Iorque.


Sem comentários:

Enviar um comentário