A Casa das Letras edita “A Turquia sob Erdogan”, do professor universitário Dimitar Bechev, na próxima terça-feira, 18 de Abril, o relato dos últimos 20 anos e da transformação radical das políticas internas e externas de um país que virou as costas à democracia e ao mundo ocidental, liderado por um “democrata muçulmano”, aparentemente amigo da União Europeia, que se transformou num homem forte à frente de um regime autoritário. Um relato incisivo sobre a Turquia de Erdogan - mostrando como a sua perturbadora transformação pode durar pouco, editado em vésperas de novas eleições no país.
Desde que chegou ao poder em 2002, Recep Tayyip Erdoğan tem supervisionado uma transformação radical da Turquia. Outrora um pilar da aliança ocidental, o país embarcou numa política externa militarista, intervindo em pontos de fulgorv regionais desde Nagorno-Karabakh até à Líbia. E a sua democracia, sustentada pela aspiração de aderir à União Europeia, deu lugar ao governo de um só homem.
Dimitar Bechev traça a trajetória política do regime populista de Erdoğan, desde a era das reformas e da prosperidade, nos anos 2000, até aos efeitos da guerra na vizinha Síria. Conta como a Turquia se afastou dos Estados Unidos e da Europa, abraçou a Rússia de Putin e outras potências, e substituiu um regime democrático frágil por um regime autoritário. Apesar de tudo isto, argumenta que os instintos democráticos da Turquia são resistentes, os seus laços económicos com a Europa estão tão fortes como sempre, e que Erdoğan falhará em alcançar um regime totalmente autocrático.
Uma narrativa convincente, rica em histórias, citações, e exemplos empíricos cuidadosamente escolhidos, dá vida a uma análise histórica aprofundada da evolução da Turquia desde os anos 1970 até aos nossos dias. Bechev traça a modernização da Turquia, a ascensão do populismo islamista, a sua mudança geopolítica da periferia do Ocidente para a sua candidatura à hegemonia regional, bem como as fraquezas do regime autoritário competitivo que o seu Presidente Erdoğan criou.
Dimitar Bechev é o diretor do European Policy Institute, um grupo de reflexão sediado em Sófia, na Bulgária. Anteriormente, foi bolseiro na Universidade de Harvard, Universidade de Oxford e na London School of Economics, e chefiou o escritório do Conselho Europeu das Relações Externas (ECFR) de Sófia.
Tem escrito extensivamente sobre as relações externas da União Europeia, a e a história moderna da Turquia e dos Balcãs, e a política externa da Rússia. Colabora regularmente com o Al Jazeera, o American Interest, Politico, Foreign Policy e o openDemocracy. Fez um doutoramento na Universidade de Oxford. É também professor na Oxford School of Global and Area Studies (OSGA).
Sem comentários:
Enviar um comentário