De acordo com a teoria de Piaget, as crianças com 5 anos (idade com a qual algumas crianças iniciam a aprendizagem da leitura no nosso país) encontram-se no estádio Pré-Operatório e, como tal, possuem caraterísticas que não as permite pensar abstratamente.
Quando as crianças iniciam a aprendizagem formal da leitura, ainda não adquiriram as Operações Lógicas que são fundamentais para esta aprendizagem, já que estas competências permitem realizar ações mentais que evitam contradição e confusão entre transformações relevantes e irrelevantes.
Para que a criança aprenda a ler tem de se recordar da forma gráfica das letras e das palavras e apropriar-se das regras de conversão letra-som, ou seja, saber que a mesma letra pode ter vários sons.
Para compreender melhor, vejamos o exemplo das vogais que na escrita são cinco, mas que se desdobram em 14 sons. Isto significa que a criança quando está a tentar decifrar uma palavra deve pensar rápida e automaticamente qual dos sons de uma letra deve utilizar para transformar o material lido em algo com sentido.
Público
Sem comentários:
Enviar um comentário