Este é o primeiro de um conjunto de dois volumes que completam o mais fantástico romance histórico alguma vez escrito sobre a civilização Asteca.
O autor, Gary Jennings, viveu no México durante doze anos, dedicando-se exclusivamente à investigação que lhe permitiu construir “Orgulho Asteca”, publicado em Portugal pela Saída de Emergência.
No centro do romance, encontra-se a figura de Mixtli – Nuvem Escura -, um ancião procurado pelo bispo do México para relatar detalhadamente toda a sua vida, o que iria ao encontro da história do próprio povo Asteca. Tratar-se de um relato épico e heróico que perpassa o início, o auge e a queda de toda uma civilização. O testemunho de Mixtli prometia chocar todos os preconceitos europeus, desde a sua infância, as leis e costumes do povo, à vivência do sexo e da religião, passando por viagens e aventuras amorosas. O choque civilizacional revelava-se inevitável.
Com a sua escrita extremamente visual, contagiante e colorida, o autor consegue fazer renascer um império, mesmo depois de Hernán Cortés quase o ter conseguido extinguir
Sem comentários:
Enviar um comentário