Viemos a Vila Franca de Xira, ao Bairro dos Varinos, ao encontro do escritor José Bico de Matos, autor do Livro “À Riba do Rio Grande “ e de várias obras temáticas e monográficas sobre a cidade e região.
José Bico Matos, também conhecido pelo “Bica Matos”, nasceu em 21 de agosto de 1955, filho de uma Varina , a “Ti Céoa Bica” e de João Matos, marinheiro do porto de Lisboa e Varino, na então vila de Vila Franca de Xira, no Bairro dos Varinos, junto ao rio Tejo, na zona da Borda d ́Água e da Praça de touros.
Desde muito jovem que é aficionado da imagem e da escrita descritiva dos usos e costumes.
A obra é fortemente marcada pela cultura Varina e pelo autóctone gosto pela tauromaquia.
Na edição do prémio revelação do ano de 1999/2000 da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, em edição colectiva edita o texto “ A companha dos Varinos-Na confraria dos homens do mar”, texto que nos revela a vida dos Varinos e o seu bairro na antiga vila.
A edição é da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
No prémio revelação do ano de 2000/2001 vê editado em obra colectiva o livro “Retalhos da minha terra” (Vila Franca de Xira), onde encontramos a conversa na fonte do Alegrete, com Augusto Nana , arrais superior das safras do sável, Ana Varina, vendedeira de peixe, José Rodrigues dos Santos, marçano de fazendas, e Maestro José Júlio, matador de toiros. Uma edição da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
Em 2009 e não podendo já editar como autor revelação, José Bico Matos, vê, Urbano Tavares Rodrigues, aconselhar o júri do prémio a recomendar a Câmara Municipal a editar uma nova e inédita obra do autor, o que aconteceu.
A obra “À Riba do Rio Grande “, uma crónica romanceada que relata o dia e as vivências, dos homens e mulheres da Borda d 'Água, em Vila Franca de Xira e foi publicada pela edilidade local.
José Bico de Matos, como o próprio se intitula é um “escrevedor” de bairro, foi premiado na área de fotojornalismo.
Publicou textos e fotos em vários jornais e revistas, onde se destacam, "Leader", (USA), “O Diário”, “Nova Gente”, Jornal de Almada", O Setubalense”, “O Tabuense”, entre outros, e atualmente é cronista na Revista CAJI do Centro de Apoio à Juventude e Infância de Vila Franca de Xira, e trabalha atualmente na obra continuada de investigação jornalística, histórica e sociológica, sobre as gentes de Vila Franca de Xira.
Subdiretor da L&L / José João Canavilhas
Sem comentários:
Enviar um comentário