REVISTA LIVROS & LEITURAS

REVISTA LIVROS & LEITURAS, DESDE 2009, À DISTÂNCIA UM DEDO... WWW.REVISTALIVOSELEITURAS.COM...ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS TAMBÉM NO FACEBOOK, TIKTOK, YOUTUBE, X E NO INTAGRAM...

quinta-feira, 4 de maio de 2023

Lenda Popular dos Foros do Biscainho


O nome “Foros do Biscainho” tem origem num vale onde havia muitas “abelhas biscainhas”, mais bravas que as abelhas comuns.

Há muitos anos, num vale pertencente à herdade do sr. Vitor Lopes, muitas pessoas que trabalhavam na propriedade e passavam por lá, eram picadas pelas “biscainhas”….

O proprietário mandou construir um moinho de água no dito vale – o único sítio da herdade onde havia água corrente.

Muitos trabalhadores iam lá para moer o cereal e, com a farinha, cozerem o seu pão. O problema eram as abelhas biscainhas que picavam quem por lá passava. 

Tiveram de queimar a vegetação em volta do moinho para tentar que as abelhas abandonassem o local, conhecido por “Vale das Biscainhas”.

Mais tarde, o sr. Vitor Lopes construiu na herdade uma quinta – a “Quinta das Biscainhas”. Depois, doou parcelas de terra (foros) aos seus trabalhadores.

Com o decorrer dos anos, e de algumas gerações, passou aquela zona a ser conhecida por “Foros do Biscainho”.

....

Lenda contada pela senhora Jacinta Custódia Serrador, em 1989, e recolhida pelos alunos Duarte Miguel Batista e Artur Manuel Matos, da Escola Secundária de Benavente.
(publ. in “Nova Aurora”, n.º 18, Benavente, 15.06.1989, p.5)

Sem comentários:

Enviar um comentário