REVISTA LIVROS & LEITURAS

REVISTA LIVROS & LEITURAS, DESDE 2009, À DISTÂNCIA UM DEDO... WWW.REVISTALIVOSELEITURAS.COM...ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS TAMBÉM NO FACEBOOK, TIKTOK, YOUTUBE, X E NO INTAGRAM...

quinta-feira, 11 de maio de 2023

Regresso da URSS

A Dom Quixote edita na próxima terça-feira, 16 de maio, num único volume, com prefácio, póstumo, do filósofo Paulo Tunhas, as obras de “Regresso da URSS” e “Apontamentos ao meu ‘Regresso da URSS’”, do escritor francês André Gide (1869-1951), vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 1947.

Publicados pela primeira vez em, 1936 e 1937, respetivamente, os dois livros mantêm-se um testemunho fundamental.

Entusiasmado com o comunismo, o escritor visitou a União Soviética, em 1936, a convite das autoridades do país, integrado num grupo de outros intelectuais. 

Desiludido com o que viu, escreveu logo após voltar a França, estes dois testemunhos polémicos, que causaram vivo debate na época. Demonstrou desta forma a sua desilusão com a censura dos seus discursos e o estado geral da cultura no país.

“Ah! Porque não vim eu simplesmente como turista! Ou como naturalista, encantado por ali encontrar uma série de plantas novas, por reconhecer nos planaltos a ‘escabiosa do Cáucaso’ do meu jardim... Mas não foi isso que vim procurar na URSS.

O que me interessa é o homem, os homens, e o que pode ser feito com eles, o que tem sido feito com eles. A floresta que me atrai, terrivelmente densa, e onde me perco, é a das questões sociais.  Na URSS estas questões interpelam-nos, pressionam-nos e oprimem-nos em toda a parte”, escreve André Gide.

No prefácio, o filósofo Paulo Tunhas considera esta uma leitura fundamental: “A ilusão do comunismo continua ainda poderosa hoje, embora mais latente do que manifesta. 

Sem comentários:

Enviar um comentário