REVISTA LIVROS & LEITURAS

REVISTA LIVROS & LEITURAS, DESDE 2009, À DISTÂNCIA UM DEDO... WWW.REVISTALIVOSELEITURAS.COM...ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS TAMBÉM NO FACEBOOK, TIKTOK, YOUTUBE, X E NO INTAGRAM...

quinta-feira, 8 de junho de 2023

Luís de Camões e o país onde vivem demasiados parolos e incultos

Hoje, o Corpo de Deus, é o único feriado (Corpos Chistis) nacional obrigatório no mundo. É também feriado no Brasil, mas não é obrigatório. É facultativo. O que não deixa de ser estranho, porquanto tratar-se do precisamente Corpos Christi, e o Brasil ser o segundo país mais religioso do mundo. O primeiro é a Indonésia, como se sabe.

Vivemos num país de muitos paralos e incultos... Já lá vamos. E fico por aqui, para não dizer mais. A velhice traz coisas boas. 

Faz precisamente, hoje, anos (muito) que Luís Vaz de Camões, um dos maiores poetas do mundo, foi preso durante sete meses, e levado para a Prisão do Tronco, que fica na Rua das Portas de Santo Antão (Rua do Coliseu), em Lisboa. Tinha 28 anos. Parece que agrediu um elemento da corte. Foi perdoado pelo agredido e libertado no dia 24 de março de 1553. 


No túnel de acesso à prisão, existe apenas um azulejo da autoria de Leonel Moura a assinalar a afeméride.

Segundo os peritos em estudos camonianos, estes meses de reclusão foram muito bons. Foi durante esse tempo, num total silêncio, que Camões esquematizou "Os Lusíadas". 

Importante o dia de hoje, não acham?

Quem escreve ou fala desta importante efeméride? 

Outra data próxima: quando é que vai ser o dia 10 de junho? 

O que representa o dia 10 de junho?

DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS!

Dia de Portugal? Porquê? Porque Luís Vaz de Camões morreu no dia 10 de junho de 1580.

By Mário Gonçalves 
com "Portugal do Antigamente"

Sem comentários:

Enviar um comentário