REVISTA LIVROS & LEITURAS

REVISTA LIVROS & LEITURAS, DESDE 2009, À DISTÂNCIA UM DEDO... WWW.REVISTALIVOSELEITURAS.COM...ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS TAMBÉM NO FACEBOOK, TIKTOK, YOUTUBE, X E NO INTAGRAM...

quinta-feira, 29 de junho de 2023

DE ROMA PARA DEUS: os Papas São Pedro, Alexandre VI e Francisco estão connosco

DE ROMA PARA DEUS: os Papas São Pedro, Alexandre VI e Francisco estão connosco 

A Espanha teve um papa. Chamava-se Rodrigo de Bórgia. Nasceu a 18 de agosto de 1503, na localidade valenciana de Játiva, em Espanha. Era filho de Isabel de Bórgia, irmã do papa Calisto III.

Estudo na Universidade de Bolonha e tornou-se o 214° papa da Igreja Católica. Optou por usar o nome de ALEXANDRE VI. Foi o único Papa espanhol.

Curiosamente, o Papa Jorge Mario Bergoglio (Papa FRANCISCO) também tem como língua materna o espanhol. Foi o primeiro Papa a nascer na América e a usar o nome de FRANCISCO, transmissor de hulmildade. 

O Santo Papa, filho de Regina Gogno e Mario Vasalho (tantos Marios?...), nasceu em Buenos Aires na Argentina. 

S. PEDRO nasceu a I a.C, na Basileia e morreu com 67 anos, na Colina do Vaticano, onde se ergueu a magestosa Basílica de S. Pedro, debruçada para a formosa Praça de S.Pedro.

Ali mesmo ao lado, como guardião, "armado" com a sua rede de pesca, está sepultado na Necrópole Vaticana, SÃO PEDRO.

Vale a pena a espera numa enorme fila a perder de vista para estar alguns instantes perto de "Deus".

SÃO PEDRO e o padroeiro de Évora, de Sintra, dos Pesacadores, de Rio Grande do Sul, dos Papas e de Roma.

Importa relembrar que SÃO PEDRO foi o primeiro Papa. Num total princípio de igualdade, o Santo quis os seus irmãos juntos de si. Além de Inocente IX, Benedito XII e XV, Pio XI, Paulo VI e João Paulo II, existem mais 62 Papas. Alguns deles sepultados nas paredes interiores da Basilica de São Pedro.


SÃO PEDRO é o Padroeiro dos Pescadores porque ele foi, alegadamente, pescador antes de se tornar um dos apóstolos de Jesus Cristo. 

Garante-se também que, a pedido de Jesus Cristo, foi ele quem lançou redes ao mar num período de grandes necessidades e fome para os seus semelhantes. O resultado foi milagroso e SÃO PEDRO conseguiu uma grande quantidade de peixes capturado graças ao esforço de suas mãos e braços.

Ainda hoje, SÃO PEDRO é visto como o protetor dos pescadores. Muitos homens e muitas mulheres do mar e as suas embarcações de pesca, que enfrentam as adversidades e imensos perigos, sentem-se mais seguros e protegidos. Muitos barcos estão batizados com o nome de SÃO PEDRO.  
 
O meu filho não é santo, mas chama-se, com orgulho, estima e admiração PEDRO. É o PP, para a família e amiguinhos. 

Beijos, mon Grand PIERRE!

Mário Gonçalves  / Diretor 

Sem comentários:

Enviar um comentário