Este foi um dos mais recentes livros chegados à REVISTA LIVROS & LEITURAS.
A direção da L&L pediu Milan Kundera por diferentes motivos... Talvez o facto de ter sempre em destaque, no RECANTO LITERÁRIO da TOCA DA LEBRE, A Insustentável Leveza do Ser explique quase tudo.
Milan Kundera é um escritor checo. Está exilado em França e já tem 94 anos. Nasceu no dia 1 de abril de 1929, mas continua ativo. Foram suas influência, entre outros, Miguel Cervantes e kafka.
Parabéns também à D. Quixote.
UM OCIDENTE SEQUESTRO OU A TRAGÉDIA DA EUROPA CENTRAL é um pequeno e precioso livro de extraordinária atualidade para a reflexão sobre a Europa que estamos a construir e os seus fundamentos.
Este livro reúne dois textos escritos antes da Queda do Muro e do fim da Guerra Fria: o discurso de Kundera, já então uma destacada figura da literatura europeia, ao Congresso dos Escritores da Checoslováquia de 1967, em plena Primavera de Praga, que viria a ser esmagada pela invasão das tropas do Pacto de Varsóvia; e um longo artigo publicado na revista francesa Le Débat, em novembro de 1983, quando Kundera já tinha abandonado a sua pátria para viver em França.
Apresentados respetivamente por Jacques Rupnik e Pierre Nora, estes textos debatem corajosamente as ameaças que pesam sobre a Europa e a sua identidade cultural, a necessidade de liberdade e de autonomia dos criadores artísticos contra uma cultura de propaganda e contra a censura, o papel da barbárie na vida das nações e dos seus povos.
São surpreendentemente premonitórios, como acontece muitas vezes com os grandes escritores.
Passos importantíssimos foram dados na construção dessa Europa livre e democrática, e a história deu razão a Milan Kundera: as «pequenas nações» centro-europeias integram agora esse mundo fundado numa cultura livre e respeitadora das línguas e das tradições dos povos que as compõem.
Mas as ameaças estão de novo bem à vista, com o ressurgimento das ideias censórias e autoritárias e com a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022.
As batalhas por essa Europa sonhada por Kundera voltam à primeira linha das nossas preocupações.
Eis um livro com uma missão: a de armar o nosso pensamento ajudando-nos a travar essas batalhas.
Sílvia Fernandes / Diretora-Adjunta
Sem comentários:
Enviar um comentário