Eu e o Pedro Nogueira Simões aproveitamos a viagem de várias horas a Madrid para acertar alguns projetos da PNS & MG70 - Communication and Education já em curso. Há que rentabilizar tempo e espaço.
Tratando-se de abrir uma filial da REVISTA LIVROS & LEITURAS, em Luanda, no próximo mês de outubro, e dinamizar o projeto BOOKS ON THE WAY, ligado aos livros, estudámos o nosso público-alvo. A maior parte é adultos, mas há muitos jovens interessados pela leitura, apesar de não terem livros para ler. E não são delinquentes que queimam patrimónios nas ruas, como se passa, infelizmente, em França.
Em Luanda, não existe nada disso. Existem alguns casos de jovens que, diariamente, querem matar. E sim. São delinquentes? Não! Querem matar a fome!...
O plano de acção que o Pedro Nogueira Simões e eu temos estado a fazer aborda, a determinada altura, esta realidade da delinquência: não existe nada daquilo que está a acontecer em Paris. Não se atropela a polícia, bate na família toda, no professor ou no padre.
Luzia Nunes Dumbo é uma investigagora de ciências sociais e escritora. Escreveu um livro, A Delinquenciab em Luanda, há 11 anos, precisamente sobre este tema. Ainda hoje, está à venda na principal livraria digital do mundo, a Wook.
LUZIA NUNES DUMBO GARANTE...
Invertendo esta tendência, Maria Luzia Nunes Dumbo, com a sua pesquisa, procurou perceber junto deles as concepções que têm sobre a delinquência juvenil. Através das representações, mais do que das respostas dos jovens, a autora conseguiu identificar múltiplas interrogações no questionamento sobre aquilo que os menores em conflito com a lei em Luanda concebem como sendo um acto delituoso.
A autora apresenta-nos ainda os quadros de vida que caracterizam a maior parte dos jovens luandenses, pautados por situações de pobreza, exclusão social e desestruturação familiar.
Mário Gonçalves / Diretor
Sem comentários:
Enviar um comentário