REVISTA LIVROS & LEITURAS

REVISTA LIVROS & LEITURAS, DESDE 2009, À DISTÂNCIA UM DEDO... WWW.REVISTALIVOSELEITURAS.COM...ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS TAMBÉM NO FACEBOOK, TIKTOK, YOUTUBE, X E NO INTAGRAM...

sábado, 12 de agosto de 2023

Vamos fumar um cigarro pensativo?


Trata-se de uma hipálage muito usada pelo Eça de Queirós e pelo Paulo Coelho. O que está pensativo é ele ou ela e não o cigarro.

Álcool e tabaco acompanham a vida de muito escritores. Lobo Antunes é um caso paradigmático.

 Se for lançar um dos seus livros num centro comercial ou livraria e lhe vedarem o direito a fumar, abandona o espaço como já o fez.

Fernando Pessoa fumava cerca de 80 cigarros por dia.

"Na história da literatura, houve muitos escritores que bebiam demais – e basta ler o livro de Hemigway Paris É Uma Festa para perceber que a festa incluía mesmo muito álcool (sobretudo vinho, que era o que Hemingway nesses primeiros tempos podia pagar).

Os poetas simbolistas era valentes bebedores de absinto (a «fada verde») – Rimbaud, ao que parece combinava-o com haxixe – e bebiam-no às cinco em ponto como se fosse chá. 

Scott Fitzgerald era alcoólico, o que afectou a sua produção literária. 

Faulkner tinha a febre das apostas em corridas de cavalos – e muitos outros autores gostavam do jogo (Dostoievski, evidentemente!). 

O cigarrinho também esteve muitas vezes na mesma mão que segurava a caneta; num livro muito giro de Javier Marías chamado Vidas Escritas que li há anos – e, se não me engano, colige crónicas que o espanhol escreveu num jornal – descobri que Joseph Conrad deixava constantemente cigarros acesos nos cinzeiros e teve várias ameaças de incêndio em casa. 

Fumava também Cortázar (fotografado de cigarro na mão tantas vezes) e o peruano Julio Ramón Ribeyro, que até escreveu um conto chamado «Só para Fumadores». 

E fumavam Duras, Beckett, Camus, Orwell, Henry Miller, Octavio Paz e muitos, muitos outros. 

Se os ajudaram a escrever o que escreveram – e acredito que sim – vivam os maus hábitos…"

By Maria do Rosário Pedreira e Mário Gonçalves 

Sem comentários:

Enviar um comentário